quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

“São as nossas escolhas, mais do que as nossas capacidades, que mostram quem realmente somos.” 
– Albus Dumbledore


Não acredito em mudanças do dia para a noite. Não acredito que existam pessoas que não se deixam influenciar por ninguém. Não! Isso não passa de uma ilusão. Tudo, de uma maneira ou de outra, nos influencia. As pessoas, os lugares, aquilo que vemos, o que ouvimos…É isso que nos define. E é isso que somos.

A minha infância foi passada rodeada de livros. Durante muitos anos não conseguia adormecer sem que a minha mãe me lesse uma história. Ela habituou-me a isso e, de facto, era um hábito relaxante. Ler – ou ouvir aquilo que a minha mãe me lia – tranquilizava-me. Depois de tantas horas de euforia e brincadeira, era necessário haver algo para quebrar essa agitação do meu dia. Reconheço como era uma tarefa complicada para a minha mãe. Ela cansada de mais um dia de trabalho e eu com o desejo de ouvir mais um conto de fadas. E ai dela que falhasse uma parte da história sequer! Mais tarde, quando a minha irmã nasceu, era eu que fazia questão de lhe contar as histórias que ouvira tantas vezes. Eu não sabia ler, é certo, mas olhar para as imagens era suficiente para conseguir reproduzir na perfeição o que o livro retratava.

Hoje, após tantos anos, após tantas páginas folheadas, tornei-me numa leitora assídua. Graças à minha mãe, ganhei o gosto pela leitura e o hábito de escrever. Porque o mundo da leitura e da escrita é um mundo completamente paralelo a este. É um mundo só nosso, onde podemos dar asas à nossa imaginação e sermos livres, e isso cultiva-se. Eu tenho vindo a cultivar esse mundo.

Mas não foram apenas os livros a fazer parte da minha vida. A música também. Aliás, a música faz parte da vida de todos nós! Só nos toca de maneira diferente. Grande parte das viagens de carro mais longas que fazia quando era mais nova, eram passadas a cantar as músicas que aprendia no jardim-de-infância. Sabia-as todas! Confesso que não sei como é que às vezes os meus pais tinham paciência para mim, e desconfio que nem eles saibam responder a essa pergunta. Mas vejam bem como a música, a pouco e pouco, foi crescendo em mim. Atualmente, toco piano e gosto realmente de o fazer.

E tudo isso me formou enquanto pessoa. Eu fui influenciada por todas as pessoas que um dia passaram pela minha vida, mesmo que a sua estadia tenha sido curta. Fui influenciada por todos os locais que visitei e isso levou a que me tornasse na pessoa que sou hoje. Porque, inevitavelmente, eu sou cada capítulo dos livros que li, cada verso das músicas que ouvi, cada abraço dado e recebido, cada palavra, cada sorriso, cada lágrima, cada momento de felicidade. E tudo isso me define. É isso que sou.

E tu, sabes quem és?


Sem comentários:

Enviar um comentário