sábado, 8 de novembro de 2014

Nada aconteceu como eu esperava.
Planeei tudo tão bem e afinal não consegui controlar a situação.
Éramos amigos há mais de quinze anos. A nossa amizade era motivo de inveja desde quando éramos putos. Fizemos todo o tipo de coisas que miúdos reguilas fazem. Um dia, na casa da minha avó Maria, lembramo-nos de ajudar a fazer o jantar. Convenci a minha avó que podia confiar em nós. Fomos até ao galinheiro e, apesar do cheiro,conseguimos prender a Joaquina com um fio ao pescoço, a galinha preferida mas também a mais velha do galinheiro. Tentamos convencê-la que seria melhor colaborar connosco e deitar o pescocinho no tronco de árvore que havia no pátio. Mas infelizmente a Joaquina não quis ajudar na preparação do jantar. A festa acabou quando a avó Maria apareceu na janela aos berros:”CONDENADOS!”.
Gostávamos das mesmas coisas e talvez por isso seguimos a mesma profissão: jornalistas. Entre outras coisas gostávamos muito de escrever!.
Assim que ele encontrou trabalho na nossa área, arranjou maneira de sugerir o meu nome para ocupar o lugar mesmo ao lado da sua sala no escritório.
Tudo corria bem até eu sugerir que participássemos de um concurso de jovens jornalistas. Conseguimos passar a primeira fase do concurso. Estávamos muito animados! Contudo, o impensável aconteceu! Apenas eu passei a segunda fase do concurso. Nós não queríamos acreditar!Ele começou a rejeitar as minhas chamadas a responder-me mal. Pediu-me que desistisse do concurso. Não achei justo mas fiquei muito aflito. Afastamo-nos!
Hoje ao chegar a casa vi que tinha duas cartas no correio. Uma dizia que tinha conseguido o primeiro lugar no concurso de jovens jornalistas. A outra era uma pequena mensagem do meu amigo que dizia:
Meu grande amigo,
Não estou bem! Não consigo pensar nem sentir como antes. O meu sofrimento é imenso! Para mim é o fim! Mas não podia acabar com tudo sem antes dizer o quanto és importante para mim e que não tens nada a ver com a minha decisão. Tenho muito orgulho em ti .
Um abraço,
João
Ao ler estas palavras não podia deixar de me sentir culpado pois eu sei que o sonho de ganharmos o primeiro prémio não era meu, mas sim nosso. O texto vencedor já não fazia sentido. Por isso rasguei-o e resolvi começar a divulgar a nossa grande história de amizade...
Diabo dos Bitoques



Sem comentários:

Enviar um comentário