domingo, 9 de novembro de 2014

Era muito nova nessa altura , tinha 4 anos , quando estava sentada na varanda, a olhar para as estrelas e a pensar : como nasceram ? será que alguém as desenhou ? enquanto pensava numa resposta , ouvi gritos a virem de dentro de casa , eu assustada , entrei para dentro de casa a correr , quando cheguei ao quarto , que era de onde realmente vinham os gritos , vi minha mãe deitada , pois esta estava grávida , segurando na barriga e dizendo :
- liga ao teu pai , liga agora ! eu sem saber o que fazer, peguei no telefone e marquei os números , tremendo ..
Meu pai atendeu e disse :
- não vês que estou a trabalhar ? que foi agora?
-mamã disse para te ligar , pois ela está a gritar cheia de dores suponho eu !
-isso é motivo para ligares ? tenho a leve impressão que ela está tendo o bebé , liga para o 112 , eu não tenho nada a ver com isso ! Com licença que agora estou a trabalhar ... pi..pi..pi ..
Eu fui a correr para o quarto , a chorar , e disse na minha mãe o que havia passado .. Minha mão ficou ainda mais nervosa , chorou , gritou e disse :
-liga á para o 112 .. eu liguei .. 10 min depois, ouviu-se a sirene da ambulância , e eu cheia de alegria:
- mamã , mamã , os ajudantes chegaram , pois não tinha noção de quem eles eram ..
Eles entraram em casa , pegaram minha mãe , e foram para o hospital , eu fui atrás como é óbvio !
Quando chegámos ao hospital , minha avó já lá estava , eu preocupada perguntei a minha avó o que mamã tinha .. Minha avó sem saber o que responder disse :
-teu irmão está a querer sair princesa , hoje terás mais um a te melgar , disse ela sorrindo.
Passado 3 horas , o médico disse que já podia ir ver o meu irmão , eu a correr , fui ! Quando entrei no quarto para ver meu irmão , já lá estava meu pai , que não gostava de nós , não se importava connosco , e que passava o dia a trabalhar para atingir seus objectivos sem pensar na família que tem , eu entrei calmamente , e disse , chorando :
- tu és mesmo mau , a mamã precisou de ti e onde tu estavas ? a trabalhar , sem problemas e certamente a pensar só em ti , é muito mau ter um pai que não se preocupa com a família .. meu pai sem saber o que dizer , deixou escapar uma lágrima , e saiu , sem dizer nada a ninguém !
Eu,triste , fui ter com a minha mae , e disse que o pai tinha ido embora sem dar explicações .. Quando regressamos a casa , encontramos uma carta em cima da mesa , minha mãe abriu-a e leu em voz alta :
Queridɑ fɑmíliɑ , desculpem ter estɑdo sempre ɑ trɑbɑlhɑr , não vos ter dɑdo ɑtenção , nem trɑtɑr como vocês mereciɑm , mɑs não tive corɑgem pɑrɑ contɑr-vos que ɑ empresɑ que erɑ dɑ minhɑ direcção , foi á fɑlênciɑ, e por isso que não pɑssɑvɑ tɑnto tempo em cɑsɑ e não dɑvɑ ɑ ɑtenção que vocês mereciɑm .. Devo a vocês um grande pedido de desculpas , e dizer-vos também que vou embora , pois a vida está difícil para todos e eu não consigo encarar os problemas que eu próprio criei , vocês podem chamar a istoum ato de cobardia , mas eu chamo um ato de desespero , pois nao sei o que fazer .. Beijos com um grande abraço de saudades , Marco !
Depois de ler a carta , minha mãe rasga-a, chora , e diz :
- minha filha , nós sabemos cuidar de nós , e prometo que nada te faltará !
Na manhã seguinte , acordei , fui á cozinha e lá estava ela , minha mãe a fazer o pequeno almoço, eu muito contente , sentei á mesa e antes de comer , rezei e agradeci a Deus , não por me ter dado uma mãe , mas sim por fazer dela uma guerreira !
Agora estou eu  com 24 anos e lembro-me desse dia como se fosse ontem , infelizmente minha mae morreu com uma infecção no pulmão, mas eu continuo com muito orgulho da mulher em que me tornei e que ela me ajudou a tornar ! Já meu pai , desde esse dia , não mandou noticias , mas agora acho que foi o melhor que ele fez , pois se não ajuda , também não tem de atrapalhar !
Cá estou eu , a viver com o meu marido e a minha querida Jasmin , de 4 anos, infelizmente não conheceu a avó , mas eu encarrego-me todos os dias de mostrar fotos e contar historias que a minha mãe me contava, uma espécie de geração em geração .. 
Beijos , Nutella de Neve

Sem comentários:

Enviar um comentário