sábado, 2 de maio de 2015

Ciencias e técnicas


«As ciências progridem, como as técnicas, aniquilando o velho, antiquado e obsoleto; para elas, o passado é um cemitério, um mundo [de objetos] morto[s] e superado[s] pelas novas descobertas e invenções.»

Llosa, Vargas (2012). A civilização do espetáculo, p.68. Lisboa: Quetzal.

A ciência vai progredindo analisando, experimentando, observando e resolvendo problemas e.g. o mundo de objetos mortos e obsoletos.

 Projeta visões, estrutura ideias e cria ações. O homem procura melhorar a sua vida, tal como as técnicas usadas em diferentes assuntos e situações.

Para evoluir baseiam-se em algo como as técnicas antigas. As novas técnicas as vezes não passam de antigas melhoradas, a que se chamam inovações incrementais.

 Quando a autora escreve que “o passado é um cemitério, um mundo [de objetos] morto[s]”penso que pode estar errada, porque o passado é uma porta para o futuro onde se criam basses para fortalecer técnicas futuras.

Há indústrias e.g. indústria do chá dos Açores, em que a maquinaria apesar de ser muito antiga rende mais do que investir em novas maquinas e ainda acrescentam valor de relíquia.

Mas quanto aos objetos de pequeno porte concordo que se tornem obsoletos rapidamente pois as empresas diminuem a resistência dos objetos para que os consumidores comprem mais vezes e porque há sempre coisas novas para estimular a economia e o consumismo.   

Há uma grande preocupação mundial com o ambiente verde, de forma a minimizar os riscos provocados com os objetos obsoletos que contaminam o planeta, o Greenpeace é uma organização entre outras que trabalham na preservação do meio ambiente, busca sensibilizar a opinião pública de forma a minimizar os objetos obsoletos.

Sem comentários:

Enviar um comentário