segunda-feira, 11 de maio de 2015

Será que quando escrevemos num blogue em atividades escolares nos sentimos e nos tornamos menos alunos e mais bloguistas?


Desde a invenção dos computadores e da internet que a utilização do papel na escrita e também na leitura tem vindo a decrescer. Antigamente usavam-se os diários, as cartas, os livros, as revistas, entre outros; Atualmente isso já não acontece tanto pois praticamente todos eles foram substituídos pelos blogues, emails, computadores, tablets e telemóveis (nos quais até já se pode ler livros inteiros sem precisar de os comprar).

No geral foi praticamente levado à "extinção" pelo formato digital do mesmo visto que este (digital) é mais prático, mais veloz ( comparando os emails com as cartas), mais eficiente e não duvido que no futuro, daqui por uns vinte se calhar trinta anos, tenha mesmo sido completamente abolida/suprimida a sua utilização e que diariamente se usem os aparelhos elétronicos e respetivos aplicativos juntamente com os emails.

No entanto, nos dias que decorrem, mesmo tendo todos estes meios à minha disposição e usando-os quase todos os dias, não dispenso o prazer da escrita numa folha de papel, a sensação da caneta ao escrever... Faço-o pois tenho medo de que se continuar a "teclar" sem nunca mais "escrever" me esqueça de como o fazer...


Voltando à questão imposta no início do texto, não julgo que ao escrevermos num blogue fazendo parte de atividades escolares nos tornemos menos alunos e mais bloguistas, mas sim que ao fazermos isso continuamos alunos na mesma e cada vez mais bloguistas visando a quantidade de textos que escrevemos e a experiencia que ganhamos ao fazê-lo. 
Tomando como exemplo José Saramago e o seu blogue. Ao escrever no seu blogue não se tornava menos escritor e mais bloguista. Mantinha-se escritor e tornava-se mais bloguista visto que esta sua atividade servia para se tornar um pouco mais próximo dos seus leitores e continuar a exprimir os seus sentimentos e pensamentos mas online.

Isso é o que todos nós fazemos quando escrevemos num blogue, numa carta, num diário e independentemente de se o continuamos a fazer no papel ou se o vamos fazer unicamente no computador, é esse o propósito da escrita. Expressar os nossos pensamentos e sentimentos.

O Indeciso.

Sem comentários:

Enviar um comentário