sexta-feira, 29 de maio de 2015

Texto de 27 abril 2015

«As ciências progridem, como as técnicas, aniquilando o velho, antiquado e obsoleto; para elas, o passado é um cemitério, um mundo [de objetos] morto[s] e superado[s] pelas novas descobertas e invenções.»

Llosa, Vargas (2012). A civilização do espetáculo, p.68. Lisboa: Quetzal.

A ciência tornou-se um bem essencial para a sociedade do século XXI. Sem ela, muita gente não tem sentido de vida pois a sociedade atual está demasiado apegada, principalmente às novas tecnologias. Com as tecnologias é possível ter-se um conhecimento técnico e científico.
A tese a cima referida defende que é através dos avanços da ciência que a qualidade de vida da sociedade atual tem melhorado, com o progresso da ciência e da tecnologia é-nos permitido aceder a várias respostas que antigamente não conseguíamos obter resposta.
A ciência trouxe-nos saúde, comodidade, meios de comunicação, facilidades, segurança, qualidade de vida e muito mais. Imensas vantagens com as quais nos tornamos cada vez mais dependentes.
Na tecnologia as invenções facilitam a nossa vida, a tecnologia foi um grande avanço na medicina contribuindo para a cura de muitas doenças e criação de medicamentos. Devido à tecnologia temos transportes mais rápidos e seguros, comunicações mais fáceis, melhores cuidados na saúde, como por exemplo, descobertas de novas vacinas, novos fármacos para tratar algumas doenças como por exemplo, o cancro ou mesmo a hepatite.

Concluindo, a evolução da ciência e das técnicas é muito importante uma vez que permite realizar diversas tarefas fundamentais no nosso quotidiano. É certo que o que é hoje bom daqui a uns anos não será mais e que os objetos que hoje para nós são bons, estarão  no cemitério de objetos mortos pois serão ultrapassados por novas descobertas e invenções.

Sem comentários:

Enviar um comentário