sábado, 4 de abril de 2015


«As ciências progridem, como as técnicas, aniquilando o velho, antiquado e obsoleto; para elas, o passado é um cemitério, um mundo [de objetos] morto[s] e superado[s] pelas novas descobertas e invenções.»

Llosa, Vargas (2012). A civilização do espetáculo, p.68. Lisboa: Quetzal.


Esta tese explica como evolui a ciência e as técnicas utilizadas por esta, explica também o que acontece às descobertas e invenções do passado que foram superadas pelas mais recentes.

Com base no que está escrito nesta tese, quando ocorre uma nova descoberta a anterior a esta, torna-se antiquada, obsoleta e de certa forma sem utilidade prática para o ser humano, fazendo com que as descobertas do passado formem um mundo estático dando origem a um mundo morto e superado que a tese explicita.
Um exemplo das novas descobertas que formam o mundo, baseado nas explicações da tese, é o da evolução dos modelos atómicos e de como esses vários modelos existentes, desde o primeiro até ao mais recente, foram sendo atualizados e modificados e foram fazendo com que o modelo anterior deixasse de ter validade para estruturar um novo modelo assente na forma de como o átomo se estruturava.
Nesta tese também está escrito que o passado além de um mundo morto e superado é um mundo de objetos mortos e superados , tem-se como exemplo deste mundo as invenções que caíram em desuso com outras mais eficientes, como é o caso da máquina a vapor usada nos comboios no tempo da revolução industrial, mas com o aparecimento de formas de energia mais eficientes a máquina a vapor caiu em desuso.
Outra ideia da tese é que as ciências progridem como técnicas. Um facto que corrobora com esta ideia é o de que para as ciências evoluiram as técnicas têm também de evoluir e vice-versa, por exemplo com a corrida espacial, durante a Guerra Fria houve uma evolução nas técnicas usadas para construir naves, sondas, satélites, etc. Com a evolução destas técnicas o ser humano pôde ir ao espaço o que fez evoluir a ciência, pois foi possivel descobrir: o tamanho dos planetas, a sua constituição, a existência ou não de atmosfera. Assim a ciência evolui com as técnicas e ao evoluir as técnicas tendem também a evoluir para se tornarem mais eficientes, rentáveis e práticas.

Concluindo esta tese representa bem a forma de como a ciência e as técnicas evoluêm e o que acontece ás descobertas e invenções ultrapassadas, tal como está justificado nos exemplos anteriores.

Sem comentários:

Enviar um comentário