sexta-feira, 13 de março de 2015

O vaivém espacial norte americano MAVEN publicou esta semana a notícia de que observara uma grande poeira de nuvem excecionalmente brilhante, que atinge profundamente a atmosfera de Marte. MAVEN é o primeiro vaivém/sonda encarregada de desvendar os mistérios relacionados ao desaparecimento de grande parte da atmosfera marciana no passado. Irá subir e descer na atmosfera do planeta para obter leituras dos vários níveis desta. Os investigadores relacionados com este acontecimento afirmam que a nuvem é mais densa em altitudes baixas e vai-se tornando cada vez mais fina.
 Na atualidade não existe uma resposta clara à pergunta " como desapareceu a atmosfera de Marte?". A gradual erosão desta devido aos ventos solares contribuiu para as irregularidades do campo magnético do planeta, podendo por isso contribuir para o seu desaparecimento parcial. Poderá ter-se dado também a colisão com um corpo celeste grande o suficiente para dissipar uma percentagem significativa da atmosfera marciana. Do mesmo modo, a baixa gravidade de Marte poderá ter colaborado para uma maior facilidade de dissipação da atmosfera para o espaço. Estando a possibilidade em cima da mesa de que a composição do pó desta nuvem teve origem nesta camada, poderá estar a ser desperdiçado um processo fundamental na atmosfera de Marte.
Esta nuvem poderá constituir a peça desaparecida do puzzle que indicará o caminho para a descoberta do porquê e como do desaparecimento desta e dar a conhecer um pouco mais da história do planeta vermelho.

Sem comentários:

Enviar um comentário