domingo, 22 de março de 2015

Critica à peça de teatro “Ratos e Homens”


Critica à peça de teatro “Ratos e Homens”

A obra de Jonh Steinbeck, traduzida por Maria Antónia Rama, está muito bem representada como peça de teatro e sem dúvida todas as pessoas deveriam ver.

Tem muito drama, amizade, realidade humana e sonhos que demonstram muito bem a vida de pessoas na década de 30 com um vestuário muito adequado à época.

Todos os atores representam muito bem. O velho George Milton é uma personagem inteligente que cuida do companheiro de viagem, o jovem Lennie. Como um pai livrando-o sempre dos sarilhos que inconscientes se envolve.

O personagem Lennie tem um caracter muito carinhoso mas não tem noção da força que tem. Ele gosta muito de animais de quinta, peludos, no entanto devido a sua força quando os tenta proteger e acariciar acaba por os asfixiar e morrem. Tem voz e atitudes de criança o que cria afeto na plateia. Nela podemos imaginar um gigante sem cérebro, mas todo sentimento, resignando-se frente a culpa de ter feito algo errado.

Outra parte atrativa é o sonho deles. Querem apenas um lugar onde possam ser gente. Onde vivam com as suas coisas, sem ter de mudar de fazenda em fazenda.

 Ao incluírem Candy que lhes dera $350 para ajudar a comprar a quintinha e Crooks que lhes ajudara nas plantações e nos animais, têm esperança de ver os seus sonhos concretizados mais depressa, sem problemas.

O final é algo que ninguém estava a espera. Lennie acaba por matar a mulher do filho do proprietário da fazenda e tem que fugir para o esconderijo na floresta como combinado com o George caso ele se metesse em sarilhos. Comovendo os que estão a ver.

Todos procuram Lennie para o matar mas George sabe onde ele está e vai ter com ele.

Este em suplício moral mata o amigo.

George vive o resto da vida com a consciência pesada do que acabou por fazer ao seu amigo de viajem o Lennie. Em choque, recorda-o permanentemente. Com os  sonhos de felicidade planeadas e falas que tinham um com o outro sobre a quinta, os coelhinhos com pêlos de varias cores, os cãezinhos...

1 comentário:

  1. Poderias reestruturar o texto? Depois da introdução, organiza o desenvolvimento por tópicos (atores,personagens, passagens que suscitam interesse e a que aludes) Finalmente, conclui com a apreciação do "final da peça". Verás que alguns parágrafos deixam de o ser, porque estabelecem entre si uma relação anafórica que os relaciona como períodos. Por exemplo, o teu primeiro e segundo 'parágrafos' e "Todos procuram Lennie para o matar mas George sabe onde ele está e vai ter com ele. Este em suplício moral mata o amigo." Seria aconselhável reformular o texto.

    ResponderEliminar