Critica à peça de teatro “Ratos e Homens”
A obra de Jonh Steinbeck, traduzida por Maria Antónia Rama,
está muito bem representada como peça de teatro e sem dúvida todas as pessoas deveriam
ver.
Tem muito drama, amizade, realidade humana e sonhos que demonstram
muito bem a vida de pessoas na década de 30 com um vestuário muito adequado à época.
Todos os atores representam muito bem. O velho George Milton
é uma personagem inteligente que cuida do companheiro de viagem, o jovem Lennie.
Como um pai livrando-o sempre dos sarilhos que inconscientes se envolve.
O personagem Lennie tem um caracter muito carinhoso mas não tem
noção da força que tem. Ele gosta muito de animais de quinta, peludos, no
entanto devido a sua força quando os tenta proteger e acariciar acaba por os
asfixiar e morrem. Tem voz e atitudes de criança o que cria afeto na plateia.
Nela podemos imaginar um gigante sem cérebro, mas todo sentimento,
resignando-se frente a culpa de ter feito algo errado.
Outra parte atrativa é o sonho deles. Querem apenas um lugar
onde possam ser gente. Onde vivam com as suas coisas, sem ter de mudar de
fazenda em fazenda.
Ao incluírem Candy que
lhes dera $350 para ajudar a comprar a quintinha e Crooks que lhes ajudara nas plantações
e nos animais, têm esperança de ver os seus sonhos concretizados mais depressa,
sem problemas.
O final é algo que ninguém estava a espera. Lennie acaba por
matar a mulher do filho do proprietário da fazenda e tem que fugir para o
esconderijo na floresta como combinado com o George caso ele se metesse em
sarilhos. Comovendo os que estão a ver.
Todos procuram Lennie para o matar mas George sabe onde ele
está e vai ter com ele.
Este em suplício moral mata o amigo.
George vive o resto da vida com a consciência pesada do que acabou
por fazer ao seu amigo de viajem o Lennie. Em choque, recorda-o permanentemente.
Com os sonhos de felicidade planeadas e
falas que tinham um com o outro sobre a quinta, os coelhinhos com pêlos de
varias cores, os cãezinhos...
Poderias reestruturar o texto? Depois da introdução, organiza o desenvolvimento por tópicos (atores,personagens, passagens que suscitam interesse e a que aludes) Finalmente, conclui com a apreciação do "final da peça". Verás que alguns parágrafos deixam de o ser, porque estabelecem entre si uma relação anafórica que os relaciona como períodos. Por exemplo, o teu primeiro e segundo 'parágrafos' e "Todos procuram Lennie para o matar mas George sabe onde ele está e vai ter com ele. Este em suplício moral mata o amigo." Seria aconselhável reformular o texto.
ResponderEliminar