sexta-feira, 5 de junho de 2015

Este texto deveria ter sido publicado no dia 11 de Abril

"As ciências progridem como as técnicas, aniquilando o velho, o antiquado e obsoleto. Para elas o passado é um cemitério, um mundo (de objetos) morto (os) e superado (os) pelas novas descobertas e invenções."
Llosa, Vargas (2012), A Civilização do Espetáculo, p68, Lisboa, Quetzal.

Atualmente, esta tese é cada vez mais aceite pelas sociedades em geral devido ao progresso das Ciências e das Tecnologias e da sua globalização.
 Com isto o  velho está cada vez mais velho, mais morto e menos utilizado, enquanto que o novo está cada vez mais recente e com mais formas de uso e mais utilizações.

Este facto é comprovado pela maior integração das novas tecnologias, que são aceites em todo mundo, quer nas sociedades mais desenvolvidas quer nas menos desenvolvidas (onde cada vez mais encontramos a marca da Tecnologia).

Há vários exemplos de objetos que justificam esta tese, alguns deles são os computadores/telemóveis/tablets (que estão a ganhar importância e espaço nas nossas vidas e sendo assim cada vez se vão tornando mais aperfeiçoados e funcionais), os eletrodomésticos (que também têm sido muito aprimorados para responder às necessidades das pessoas) e até os carros (que com o passar dos anos estão mais sofisticados e rápidos)

Não são apenas os objetos que têm sido desnvolvidos e melhorados com as novas tecnologias e invenções, também noutros ramos/serviços se usam as tecnologias para melhorar cada vez mais e ajudar o Homem
Por exemplo na Medicina onde cada vez mais a Tecnologia é utilizada para ajudar na descoberta de novas doenças, auxiliar os médicos a diagnosticar os problemas e mesmo a operar quando necessário.
Também na agricultura (outro bom exemplo) se utilizam cada vez mais as novas invenções da Tecnologia para facilitar a maioria dos trabalhos, desde a semeia, a rega e até a colheita de frutos vegetais, entre outros. Trabalhos esses que antigamente eram feitos à mão e demoravam muito mais tempo e agora são feitos com recuso a máquinas, que os tornam mais rápidos e eficientes.

É verdade que as novas tecnologias e os novos objetos estão a cada vez a ganhar mais importância e a conquistar o seu espaço, no entanto  nao nos  podemos esquecer que sem os objetos velhos e mortos, esses/essas novos(as) objetos/tecnologias cada vez mais avançados/desenvolvidos tecnologicamente não existiriam, visto que apenas existem porque evoluíram dos primeiros, logo devemos aceitar o novo mas não esquecer completamente o velho.

Sem comentários:

Enviar um comentário